30/10/2008
Resumo:
Função do marketing
Descrição:
Marketing operacional. Orientação-mercado na organização.
...
2.4) Os especialistas do Marketing (ex. Gestor de Produto, Gestor de Marketing) avaliam ou efectuam prospecções de necessidades cuja dimensão e intensidade permitem determinar boas oportunidades de negócio rentáveis.
2.5) O Marketing actua ao longo do ciclo de vida do produto (ex. captação de novos clientes e aumento da atractividade do produto face á concorrência).
2.6) O Marketing exige uma visão de longo prazo com capacidade de assumir riscos (ex. processos de inovação).
3- O Marketing é apenas um Departamento, a eficácia da empresa provêm da conjugação de esforços de vários Departamentos que contactam directa ou indirectamente com o cliente.
3.1) É fundamental elaborar estratégias e trabalhar na sua aplicação, mas qualquer individuo ou departamento pode prejudicar a sua eficácia (ex. o cliente pode ser atendido pela pessoa errada ou não conseguir a informação solicitada de modo satisfatório; o produto pode ser entregue em condições deficientes ou com problemas de embalagem ou de fabrico, ou mesmo com atraso quanto ao prazo acordado ou mesmo existirem despesas mal explicadas pelo Dept. de contabilidade).
3.2) O Marketing tem a função de sensibilizar esforços internos de melhoria continua em prol do cliente, isto é, o funcionamento da empresa deve ser orientado em prol do cliente.
DEPARTAMENTOS ORIENTADOS PARA O CLIENTE (EXEMPLOS)
I&D
Reunião com clientes para analisar os seus problemas. Analisa os produtos da concorrência. Melhoramento constante dos produtos em função do feedback do mercado.
COMPRAS
Procura dos melhores fornecedores e estabelecimento de relações duradouras de modo a elevar os niveis de qualidade dos produtos.
PRODUÇÃO
Convidam os clientes a visitar as instalações fabris e visitam as dos clientes para ver a forma como usam ou aplicam os seus produtos. Melhoramento continuo da qualidade, isto é, redução do numero de falhas e defeitos.
MARKETING
Identificação e estudo das necessidades dos clientes por segmento de mercado. Avaliação continua da imagem da empresa e grau de satisfação dos clientes. Recolha e debate de ideias sobre novos produtos e melhoria dos existentes. Influencia sobre todos os Depts. na eleição dos clientes como alvo da sua actuação.
VENDAS
Posse de conhecimento especializado sobre o ramo de negócio dos clientes. Apresentação da melhor solução ao cliente. Transmissão das ideias e necessidades dos clientes ao Dept. de I&D.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário