quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Marketing,

16/10/2008

Resumo: Função do marketing
Descrição: Marketing estratégico.

Qual a razão de ser da empresa ou o que a move?

Marketing reactivo -> Reage ao mercado

cont... da aula anterior

6- Actualização
- Melhorias continuas do produto (upgrade). Manter ou ser lider de mercado atendendo á existência ou não disposição dos clientes para pagar preço superior ou justificação ou não de melhorias. Melhorias são processos de inovação que o Marketing vai buscar a informação ao mercado.

7- Inovação do produto
- A introdução de produtos novos bem sucedidos no mercado propicia notoriedade e obtenção de lucros á empresa.

8- Actividade desenvolvida
- Em mercados de grande crescimento a industria de crescimento elevado (industria tem vários sectores) como da electrónica, biotecnologia e telecomunicações registam progressos temporais, visto que os produtos destas industrias (Ex. software) tornam-se obsoletos rápidamente pelo surgimento de produtos substitutos ou novos.

9- Exceder as expectativas do cliente
- Ir ao encontro das expectativas do cliente produz apenas clientes satisfeitos, mas é preciso surpreendê-los.

RESUMO: Os clientes actuais querem alta qualidade, serviço exemplar, acessibilidade fácil, personalização, garantias e baixo preço.

ESTRATÉGIA GANHADORA/VENCEDORA

- A empresa não se deve limitar a fazer o mesmo que os seus concorrentes. Tem de fazer melhor.

- Não basta ser mais eficaz que os concorrentes em termos operacionais. A excelência operacional é alcançada e mesmo ultrapassada face ao padrão dominante.

- Uma empresa dispôes de uma estratégia robusta quando esta contempla pontos fortes que a diferenciam das estratégias dos concorrentes.

- Uma boa estratégia consiste em várias actividades que se reforçam mutuamente (apoiam) formando uma rede unica que não se imita com facilidade. O conhecimento dos inddividuos da empresa não é imitavel.

DESAFIOS QUE SE COLOCAM ÁS EMPRESAS

- Actualmente os clientes são mais sofisticados, valorizam mais o preço, dispõem de pouco tempo e direccionam-se para a melhor acessibilidade; os fornecedores oferecem produtos cada vez mais identicos. O peso das marcas diminui em favor das marcas dos grossistas (marcas brancas) e dos genéricos e a mudança de fornecedor é cada vez mais frequênte.

- A importância dos instrumentos de marketing está a diminuir:
Os produtos entre concorrentes acompanham os preços praticados. A publicidade tem custos elevados e por vezes é pouco eficaz.
Encargos crescentes na promoção de vendas.

Em suma, todos estes factores condicionam o melhoramento da posição da empresa no mercado.

PREOCUPAÇÕES DE UM GESTOR DE MARKETING / GESTOR DE PRODUTO

1- Descoberta e selecção dos segmentos adquados que se querem servir. Escolha do segmento onde somos competitivos.

2- Diferenciação da oferta dos concorrentes.

3- Resistir á capacidade negocial dos clientes para obterem preços inferiores.

4- Enfrentar os concorrentes que praticam preços baixos de venda.

5- Adaptação da oferta ao gosto dos clientes.

6- Crescimento do negócio.

7- Lançamento de marcas facilmente reconhecidas.

8- Captação e manutenção dos clientes com encargos menores.

9- Identificar a quem interessa vender.

10- Conseguir RoI em promoção e vendas e R.P..

11- Elevação da produtividade (ex. na força de vendas).

12- Canais de distribuição mais eficientes e inovadores (ex. Internet).

13- Direccionar a actividade da empresa para o cliente.

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